A Alcateia é a Divisão dos mais novos – os Lobitos – que têm entre 7 e 10 anos
A Tribo de Escoteiros é a Divisão dos jovens entre os 11 aos 14 anos
A Tribo de Exploradores é a Divisão dos jovens entre os 14 e os 17 anos
O Clã é a Divisão dos jovens entre os 17 e os 21 anos
Bem-vindo à Alcateia!
Esta é a Divisão dos mais novos – os Lobitos – dos 7 aos 10/11 anos.
Desde que entraste na Alcateia fazes parte de um Bando.
Na Alcateia existem vários Bandos e cada um tem uma cor que o identifica (Branco, Ruivo, Preto, Cinzento e Castanho) e que é uma das cores que o pêlo dos lobos pode ter.
Os Lobitos do teu Bando são a tua equipa para os jogos que vais jogar na Alcateia e provavelmente. quando forem acampar, vão ficar todos na mesma tenda.
Os Velhos Lobos vão escolher entre vós um Guia e um Sub-Guia que vão ter a responsabilidade de “capitanear” o Bando nos jogos e de ajudar a organizar as coisas quando acamparem.
A Alcateia é dirigida pelos Velhos Lobos e especialmente pelo Àquêlá.
Eles são mais velhos e experientes e por isso deves prestar muita atenção ao que eles dizem e dar o teu Melhor Possível, por fazer aquilo que pedem.
No entanto, vais ver que, em muitas situações, especialmente nas Rochas do Conselho, os Velhos Lobos vão pedir a tua opinião e as tuas propostas. Nessas situações não te podes acanhar e quando chegar a tua vez deves dizer sempre a tua opinião!
Periodicamente a Alcateia realiza uma grande actividade – A Caçada – para a qual contribuirás dizendo as tuas ideias e propostas na Rocha do Conselho.
É também na Rocha do Conselho que a Alcateia escolhe o tema para a Caçada e para o Trimestre.
Deves dar as tuas ideias e depois, com os outros Lobitos, escolher a melhor.
Vais ver que vais gostar!
Bem-vindo à Tribo de Escoteiros.
Esta Divisão é constituída por jovens dos 10/11 aos 13/14 anos, que se dividem em Patrulhas que têm de 4 a 8 elementos.
Ao entrares na Tribo passaste também a fazer parte de uma Patrulha, com mais alguns Escoteiros que, daqui a algum tempo vais certamente considerar como teus amigos, porque juntos vão partilhar as tarefas e responsabilidades da Patrulha, vão viver aventuras cheias de emoções e desafios e, acima de tudo, porque todos vão querer que a vossa Patrulha seja a melhor do mundo.
Na Tribo de Escoteiros todos têm os mesmos direitos e deveres e participam nas escolhas e nas decisões sobre a vida e o funcionamento da Tribo, sempre com o apoio dos dirigentes da Divisão, por isso não estranhes quando fores chamado para um Conselho de Tribo e te pedirem a tua opinião sobre como está a funcionar a Tribo.
Para além disso, se te escolherem para Guia ou Sub-Guia de Patrulha vais poder participar no Conselho de Guias.
Periodicamente vais fazer uma grande atividade com toda a Tribo de Escoteiros – a Aventura – que tu, através da tua Patrulha, vais ajudar a preparar, depois de, em conjunto com as outras Patrulhas, terem proposto e escolhido qual será essa Aventura.
Vais participar em grandes jogos e outras atividades de Tribo e até vais poder escolher e preparar, em conjunto, com os outros membros da Patrulha, atividades só para a tua Patrulha.
Geralmente, as Tribos de Escoteiros fazem atividades todas as semanas, encontrando-se todos na Sede do Grupo, ou noutro local quando forem atividades fora da Sede.
Vais ver que Aventura não vai faltar!
A Tribo de Exploradores
A Tribo de Exploradores organiza-se através de Patrulhas com 4 a 8 elementos, com jovens entre os 13/14 e os 16/17 anos.
Na Tribo de Exploradores vais poder desenvolver atividades que te dão gozo, realizar projetos arrojados e outros que podem fazer a diferença na comunidade, para além de te divertires e fazeres amizades que poderão ficar para toda a vida.
Desde o momento da tua entrada vais fazer parte de uma Patrulha, juntamente com mais alguns Exploradores que vão ser os teus companheiros mais próximos, com quem partilharás emoções e desafios, tarefas e responsabilidades, vitórias e derrotas. Em qualquer caso verás que rapidamente vais estar empenhado em fazer da tua Patrulha a melhor.
Na Tribo de Exploradores todos têm os mesmos direitos e deveres, e são convidados a participar e decidir sobre a vida e o funcionamento da Tribo, sempre com o apoio dos dirigentes da Divisão.
Periodicamente realizarás uma grande atividade com toda a Tribo de Exploradores – a Expedição – para a qual contribuirás participando na sua criação e preparação, através de Equipas de Expedição, que poderás também vir a coordenar.
As Tribos de Exploradores, na generalidade fazem atividades semanalmente, encontrando-se na Sede do Grupo, ou fora da Sede para realizar atividades ao ar livre.
Vais ver que vai valer a pena!
O Clã
O Clã é a Divisão dos Caminheiros, que são jovens entre os 16/17 e os 20/21 anos. O foco desta Divisão é o indivíduo.
No Clã praticamente tudo é organizado pelos próprios Caminheiros, e sempre que possível em Equipa.
Com os outros Caminheiros partilharás ideias para Empreendimentos variados onde o limite será a tua imaginação e a tua capacidade de realização.
Após o período de idealização individual dos Empreendimentos, as ideias são apresentadas em Conselho de Clã, onde, ao serem escolhidos os Empreendimentos que vão ser realizados nas férias escolares, são constituídas as Equipas que os irão realizar. Tudo isto é feito juntando os Caminheiros em função dos Empreendimentos que eles próprios escolheram.
Em situações especiais poderão também ser realizados Empreendimentos de Clã, que envolvem uma ou mais Equipas na sua preparação e ainda Empreendimentos individuais onde apenas um dos Caminheiros do Clã participa.
Como as Equipas são temporárias e em cada trimestre extinguem-se umas e constituem-se outras com membros diferentes, terás a oportunidade de trabalhar de forma próxima com diferentes membros do teu Clã e com outra pessoas, realizando atividades escolhidas por ti e que, por isso, constituirão certamente desafios apelativos.
Para além da escolha dos Empreendimentos, poderás participar na gestão do Clã através da Equipa Executiva, que em parceria com a Chefia de Clã tem a seu cargo esta tarefa, onde cada membro é chamado a definir e implementar, para a sua área de responsabilidade, o rumo a seguir e as melhorias a adoptar.